blog da nexen

Energia fotovoltaica para pequenas empresas: é viável?

Energia fotovoltaica para pequenas empresas: é viável?

por Nexen

Caso você já tenha se perguntado alguma vez se a energia solar é um investimento que deve ser feito em pequenas empresas, a resposta é sim. Fontes de energia renovável não são exclusividade das grandes corporações. Elas são para todos e podem trazer muitos benefícios para o dia a dia de microempresários. 

Esqueça o mito de que a energia fotovoltaica não é viável para o pequeno negócio. Para provar isso, separamos cinco pontos que exemplificam porque vale a pena investir em sistemas solares para reduzir custos operacionais e aumentar a competitividade.

 

Facilidade no financiamento

A energia solar fotovoltaica está cada vez mais popular no País, com 549 mil sistemas instalados até julho de 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Para facilitar o acesso, o financiamento tornou-se competitivo, com 70 opções em bancos públicos e privados, cooperativas de crédito e fintechs, adaptadas para diferentes setores da economia.

Um exemplo é o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que possui uma linha de crédito específica para aproximar o seu negócio da energia sustentável. O Finame – Baixo Carbono atende micro e pequenos empresários, com taxas de juros variáveis de acordo com o apoio e o agente envolvido, além de prazos de até 10 anos, com carência de 2 anos. 

Em diferentes sites de instituições financeiras é possível simular o valor do financiamento. 

 

Primeiro impacto: a conta de luz

Para a saúde financeira das pequenas empresas, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é fundamental. No caso da energia solar, a redução na conta de luz é o sinal inicial de que  o valor aplicado vai trazer benefícios rápidos. Logo no primeiro mês de instalação de sistemas de energia fotovoltaica percebe-se uma redução de até 95% no valor pago mensalmente.

O retorno do custo da aquisição do sistema de energia solar depende diretamente do quanto a empresa gasta mensalmente com energia elétrica. Quanto maior o valor, maior a economia mensal, o que, naturalmente, reduz o tempo para que o investimento ‘se pague’, mas a média é entre 3 e 7 anos.

 

Segurança no fluxo de caixa

Pequenos empresários enfrentam diversas dificuldades no dia a dia. Como tornar a empresa competitiva no atual cenário econômico? Esse é um dos questionamentos e, para seguir estável financeiramente, é fundamental ter segurança no fluxo de caixa. Com a redução na conta de luz gerada pelo sistema fotovoltaico, a sua empresa fica livre de oscilações de tarifas energéticas, que podem sofrer alterações significativas de um mês para o outro.

A crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras torna o cenário ainda mais incerto, com estimativa de aumento no preço da conta de luz para os próximos meses.

Assim, aproveitando o sistema fotovoltaico, o empresário tem maior controle dos gastos, facilitando a tomada de decisões do negócio. O planejamento da economia com a energia solar pode permitir, inclusive, o investimento em outras áreas, visando possíveis metas de crescimento.

 

Água, esponja e o baixo custo de manutenção

Instalei os painéis solares e chegou a hora de fazer manutenção. E agora?

Isso não deve ser uma preocupação para você. De fácil limpeza, o sistema de energia fotovoltaica exige cuidados regulares, mas simples. A cada seis meses, a higienização deve ser realizada com água e sabão, retirando eventuais sujeiras, como poeira, folhas e dejetos de aves que possam comprometer a captação.

Com esses cuidados, é possível manter a vida útil do sistema de energia solar por um período entre 20 e 25 anos.

 

Uma empresa limpa e sustentável

A fonte da energia fotovoltaica, além de limpa, é renovável e gratuita. As vantagens para o meio ambiente são bastante claras e estão alinhadas com uma tendência mundial: as práticas sustentáveis.

O cuidado com o cenário em que as pessoas estão inseridas cada vez mais é levado em consideração, assim como o futuro e o impacto na sociedade. Ser uma empresa sustentável, atualmente, é também criar uma nova forma de relação com clientes e consumidores. Muda, inclusive, a forma como a empresa passa a ser vista.

A credibilidade e o compromisso com a sustentabilidade são um diferencial no negócio, que podem até receber certificações, como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Essa ferramenta busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentáveis, e promove uma abordagem ao edifício por inteiro, desde a concepção do projeto até a execução, entrega e manutenção.

Com tantas vantagens assim, fica mais claro entender que a opção por energia solar para o pequeno empresário é, além de viável, uma ótima iniciativa para unir sustentabilidade e economia

A energia solar é um investimento para o futuro: se a sua empresa quer estar lá, nós podemos ajudar!

Entre em contato e fale com um de  nossos consultores! 

Painel Fotovoltaico

conheça nossos equipamentos para energia solar fotovoltaica

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar