blog da nexen
Entenda as vantagens da energia solar e suas aplicações
por Nexen
É cada vez mais comum observar telhados de residências, empreendimentos comerciais e empresas e notar as módulo solares nos telhados. A utilização de energia fotovoltaica tem crescido e, no primeiro trimestre deste ano, apresentou aumento de 13,09% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A popularidade está diretamente ligada à facilidade na aquisição dos equipamentos e, principalmente, às vantagens de investir em energia solar. A sustentabilidade e a economia são os principais benefícios de quem procura a solução.
Mas, como funciona um sistema de geração de energia solar? Um gerador de instalação é composto basicamente por três partes: módulos, inversor e string box.
Os módulos solares são responsáveis por absorver o calor e transportá-lo para o inversor na forma de corrente contínua. No inversor, a energia contínua é transformada em energia alternada, a mesma que chega às nossas casas pelo serviço de abastecimento comum. Já a string box funciona de forma similar aos disjuntores de energia, ou seja, protege equipamentos elétricos de curtos circuitos ou surtos.
Agora que você já sabe como funciona, vamos mostrar como a energia solar impacta positivamente no dia a dia das pessoas e dos negócios. Para isso, separamos algumas vantagens e aplicações de sistemas fotovoltaicos.
O meio ambiente agradece
Abundante, gratuito e eficiente. O sol como gerador de energia é extremamente vantajoso, pois, ao contrário de outras fontes renováveis, é a mais consistente e previsível no Brasil, um país de clima tropical. Some tudo isso ao fato de ser sustentável, e você tem uma ótima alternativa para ajudar no cuidado com o meio ambiente.
Apesar de não haver produção de energia no período noturno, o saldo positivo (produção durante o dia menos o consumo da unidade) é creditado para a unidade. Assim, à noite e em dias chuvosos ou bastante nublados, há o uso desses créditos. O importante é que essa fonte, mais cedo ou mais tarde, vai retornar.
Um dos pontos discutidos na geração de energia solar seriam os equipamentos após o fim da vida útil – estimada em mais de 25 anos. No entanto, quase 95% dos materiais utilizados são recicláveis, trazendo sustentabilidade do início ao fim do ciclo de produção.
A poluição sonora também não é uma preocupação de quem opta pela energia solar. A geração através de painéis fotovoltaicos é totalmente silenciosa, feita a partir de um processo fotoquímico, e não mecânico.
Bom para o bolso…
Quem escolhe a geração de energia solar, naturalmente leva em consideração a economia mensal. Logo a partir da instalação já é possível perceber uma redução de até 95% no valor da conta de luz. Assim, o retorno do valor investido na compra dos equipamentos se dá entre 3 e 7 anos.
O processo de instalação dos equipamentos é rápido – já que cada sistema é montado conforme a necessidade do consumidor, a partir de módulos padrões disponíveis no mercado. Assim, além de dinheiro, você economiza tempo.
Com o sistema fotovoltaico instalado, os gastos também diminuem quando pensamos na manutenção. O cuidado é simples e pode ser feito pelo próprio consumidor, com ações periódicas que variam de três meses a dois anos, dependendo da região. Poeira, folhas ou dejetos de animais, especialmente aves, prejudicam a captação dos raios solares. Portanto, a solução é uma limpeza básica nos conjuntos de placas solares, com água e uma vassoura, por exemplo.
… e para a valorização
Energia solar, além de economia, pode ser encarada como uma alternativa de investimento. A rentabilidade vai além da redução nos custos mensais, ela potencializa a valorização de imóveis e empreendimentos.
No mercado imobiliário, sistemas fotovoltaicos são tratados como um diferencial procurado por quem compra e com valor agregado para quem vende, ou seja, outra maneira de buscar garantia de retorno, tão desejada por quem opta pela energia solar.
A versatilidade da energia solar
Os cenários de utilização do sistema fotovoltaico são cada vez mais amplos. Residências, pequenas e médias empresas se beneficiam da geração de energia solar para a conta de luz mensal.
Indústrias são outro tipo de aplicação. Por possuírem uma demanda energética alta, diversos setores já se beneficiam da energia solar. Além disso, indústrias que investem em fontes de energia renováveis recebem certificações e se tornam mais competitivas no mercado.
A agricultura e a pecuária também têm sido muito impactadas com o avanço da energia solar. Iluminação e equipamentos, como bombas de água para irrigação, motores e sistemas de ordenha, são alguns dos beneficiados com a aplicação da energia solar.
As alternativas com sistemas fotovoltaicos são inúmeras e podem aparecer em situações bem menos comuns, como nos veículos. Já pensou em um food truck capaz de com energia própria? Sustentável e prático, garante autonomia energética e liberdade nos negócios.
Quer saber mais sobre energia solar, suas aplicações e vantagens? Acompanhe os conteúdos do nosso blog!