blog da nexen
Energia solar avança e se torna a segunda maior fonte do Brasil
2022 se apresentou como um ano extremamente positivo para o mercado de energia solar, os números cresceram em larga escala e diante das inúmeras vantagens que ela apresenta, como, sustentabilidade, economia na conta de luz, fonte de energia renovável e outros.
As placas solares já são uma realidade em muitas residências, empresas e indústrias em todo território nacional, sendo classificada recentemente como a segunda maior fonte de energia do Brasil, superando a eólica.
O crescimento do último ano é impulsionado pelo encerramento do prazo que vence no próximo dia 06 de janeiro, para os consumidores solicitarem a instalação de placas solares com a isenção na taxa de distribuição de energia até 2045. O setor chegou a tentar uma extensão desse prazo através de um projeto de lei que foi aprovada na Câmara, mas não pelo Senado em tempo hábil.
Mesmo com as novas mudanças e adaptações o mercado solar segue aquecido em 2023. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) a projeção é de que a fonte renovável gere mais de 300 mil empregos e os novos investimentos no setor podem ultrapassar 50 bilhões de reais, gerando movimentação na economia.