blog da nexen
Os 5 principais ladrões de energia na sua casa ou empresa
por Nexen
Um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico que funciona por meio da energia elétrica e não está sendo utilizado, ao contrário do que se pensa, pode estar consumindo energia e gerando despesas desnecessárias para você e para a sua empresa.
Muitas vezes, não pensamos nisso e vemos a conta de luz consumir grande parte do orçamento mensal, impactando diretamente na saúde financeira pessoal e profissional.
Por isso, ter conhecimento sobre como os equipamentos de casa e/ou da empresa utilizam a energia para interromper esse ciclo vicioso de desperdício é extremamente importante.
Nós selecionamos os 5 principais ladrões de energia na sua casa ou empresa para você ficar atento a partir de hoje!
1. Rede elétrica
Algumas vezes, o problema começa antes mesmo de a energia chegar na casa ou na empresa. A manutenção da rede elétrica – tanto externa, quanto internamente – é uma medida preventiva de extrema importância.
Quando a fiação está em mau estado de conservação, ela pode superaquecer, o que leva à fuga de eletricidade. E isso é contabilizado na conta de energia todos os meses. Para se ter uma ideia, todo esse desperdício, quando acontece, pode representar cerca de 30% da despesa relacionada à energia.
2. Televisão
Atualmente, é muito comum encontrar diversos aparelhos de televisão nos lares brasileiros. No quarto, na sala e, até mesmo, na cozinha, o objetivo é que cada um possa assistir aos programas de sua preferência sem ser interrompido.
Nas empresas, as televisões são utilizadas para monitoramento ou acompanhamento interno, seja do fluxo de trabalho ou de indicadores gerenciais.
No entanto, essa prática pode ter um impacto oneroso na despesa fixa de energia: as TVs podem representar de 10% a 15% do consumo de energia elétrica. É uma fatia bem significativa em relação ao valor total.
Assim, buscar formas de otimizar o uso, diminuindo esse custo é bem importante!
3. Consoles de jogos
Na era digital, os jogos online são uma realidade nas famílias. Apesar de serem projetados para estar em consonância com a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental, verificar as configurações para garantir esse ganho é imprescindível.
O famoso modo de espera é o grande aliado da economia: basta acioná-lo para que utilizem apenas um watt de energia. O console ligado de maneira desnecessária gasta muita energia.
Outra maneira de roubar energia ligada aos consoles de jogos é quando eles são utilizados para transmitir filmes. Essa prática pode representar consumo até duas vezes maior.
4. Notebooks e laptops
Computadores em geral estão tão inseridos em nossa rotina que, muitas vezes, não nos atentamos em como podem impactar nas despesas com energia.
Principalmente com o home office, muitas pessoas passaram a ter como prática deixar esse eletrônico ligado de forma recorrente, sem tirar o carregador da tomada, por exemplo.
Se, em sua casa, há vários notebooks ou laptops que são utilizados simultaneamente, vale a pena ficar atento e deixá-los em modo de espera nos intervalos, como o almoço.
Na empresa, deixar o notebook carregando ao final do expediente até no outro dia é uma prática nociva à economia de energia: afinal, quando a bateria está 100% carregada, a energia passa a ir diretamente para o aparelho, ocorrendo desperdício.
5. Impressoras
Este eletrônico é bastante conhecido por ser um vilão da sustentabilidade, principalmente se pensamos no uso de papel. Mas, o impacto vai além: como a impressora precisa aquecer o toner, ela consome energia nessa preparação.
Evitar o uso da impressora e trocá-la, por exemplo, por salvar documentos na nuvem é uma excelente forma de evitar esse desperdício. Isso permite também que você tenha sempre à mão as informações que precisa.
O custo-benefício vai além, trazendo praticidade e agilidade.
Apesar de relativamente pequenos, esses cuidados, quando aliados a outras práticas, podem render uma economia relevante para o seu orçamento. Isso é potencializado quando pensamos em período de maior demanda, como a bandeira vermelha.
Pensar em alternativas torna-se cada vez mais necessário: e você, quais os hábitos que ajudam a evitar que os ladrões de energia estejam presentes na sua casa ou empresa?